Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de utilizar a fração como uma forma de expressar a razão entre duas grandezas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos de como a fração é utilizada no cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos de receitas culinárias, medidas de comprimento e cálculos financeiros.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Apresente a teoria sobre a associação entre razão e fração, utilizando exemplos práticos e didáticos. Serão apresentados exemplos de como a fração 2/3 pode ser utilizada para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver exercícios práticos envolvendo a associação entre razão e fração. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos irão receber uma tarefa de casa para praticar a associação entre razão e fração. A tarefa consistirá em resolver problemas práticos envolvendo a utilização da fração como uma forma de expressar a razão entre duas grandezas.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Forneça feedback individual para cada aluno, destacando seus pontos fortes e áreas que precisam de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a fração como uma forma de expressar a razão entre duas grandezas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em utilizar a fração como uma forma de expressar a razão entre duas grandezas.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula e nos exercícios em grupo.
  • Qualidade da tarefa de casa entregue pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para contextualizar o tema.
  • Fornecer feedback individual para cada aluno.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Trabalhar em grupo para resolver exercícios práticos envolvendo a associação entre razão e fração.
  • Realizar a tarefa de casa para praticar a associação entre razão e fração.