Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual serão divididos em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e escolherão um problema relacionado à interpretação de texto envolvendo frações.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema (20 minutos)

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e levantar dados por meio de entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros recursos. O professor poderá fornecer exemplos de problemas comuns envolvendo frações para ajudar os alunos a identificarem um problema específico.

  3. Etapa 3 - Análise do contexto (30 minutos)

    Os grupos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. O professor poderá fornecer exemplos de situações em que a interpretação de texto envolvendo frações é importante para ajudar os alunos a entenderem a importância do tema.

  4. Etapa 4 - Comparação (30 minutos)

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando entender a relevância do problema identificado. O professor poderá fornecer dados estatísticos sobre a importância da interpretação de texto envolvendo frações para ajudar os alunos a entenderem a relevância do tema.

  5. Etapa 5 - Soluções (40 minutos)

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado, buscando contribuir com a disseminação da informação. O professor poderá fornecer exemplos de ações que podem ser realizadas para ajudar os alunos a pensar em soluções criativas.

  6. Etapa 6 - Criação do infográfico (40 minutos)

    Os grupos irão criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com o objetivo de disseminar informações sobre o tema. O professor poderá fornecer um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando o problema identificado e as soluções propostas. O professor poderá avaliar a qualidade dos infográficos e a capacidade dos alunos de apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar textos envolvendo frações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de identificar um problema relacionado à interpretação de texto envolvendo frações.
  • Capacidade dos alunos de propor soluções criativas e efetivas para o problema identificado.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na aplicação da metodologia Estudo de Caso.
  • Avaliar a qualidade dos infográficos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à interpretação de texto envolvendo frações.
  • Propor soluções criativas e efetivas para o problema identificado.
  • Criar um infográfico que possa ser distribuído na comunidade.