Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a interpretação de problemas de fração, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a associação entre razão e fração na resolução de problemas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar problemas de fração.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre situações cotidianas que envolvem problemas de fração. Cada grupo deverá apresentar um exemplo para a turma.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos “nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o jogador e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Oriente os alunos na criação do mapa.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo utilizando o mapa de registro como guia. Auxilie os alunos na criação do jogo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Os alunos irão avaliar os jogos dos colegas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir sobre as dificuldades encontradas na criação do jogo e como a interpretação de problemas de fração foi utilizada na criação do jogo.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da interpretação de problemas de fração e como a metodologia ativa Gamificação pode ser utilizada para desenvolver essa habilidade. Depois, reserve o tempo para que os alunos joguem os jogos dos colegas e aprendam brincando.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar problemas de fração.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Utilização correta da interpretação de problemas de fração no jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Utilização correta do mapa de registro.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
- Concluir a aula reforçando a importância da interpretação de problemas de fração.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre situações cotidianas que envolvem problemas de fração.
- Criar o mapa de registro.
- Criar o jogo utilizando o mapa de registro como guia.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na criação do jogo.