Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema e realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de problemas de fração no cotidiano. Eles deverão anotar as informações mais importantes em um caderno. Os vídeos podem ser encontrados pela aprendizap.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar recursos visuais, como desenhos e cores, para tornar o mapa mais atrativo e didático.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de problemas de fração no cotidiano, como em receitas culinárias e em cálculos financeiros. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas de fração em duplas ou trios, utilizando a associação entre razão e fração. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
  • Utilizar a metodologia da Sala de Aula Invertida para estimular a autonomia e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de associação entre razão e fração para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas de fração.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas durante a resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e realizar a pesquisa prévia.
  • Criar o mapa conceitual de forma criativa e didática.
  • Resolver os problemas de fração em duplas ou trios.