Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Problemas De Fracao
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A interpretação de texto envolvendo problemas de fração é uma habilidade fundamental para a vida dos estudantes, pois está presente em diversas situações cotidianas, como em receitas culinárias, em medidas de comprimento e em cálculos financeiros. Nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração para resolver problemas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Estudo prévio
Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o tema e realizar uma pesquisa sobre exemplos práticos de problemas de fração no cotidiano. Eles deverão anotar as informações mais importantes em um caderno. Os vídeos podem ser encontrados pela aprendizap.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar o mapa conceitual.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar recursos visuais, como desenhos e cores, para tornar o mapa mais atrativo e didático.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tire dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de problemas de fração no cotidiano, como em receitas culinárias e em cálculos financeiros. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos.Etapa 6 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas de fração em duplas ou trios, utilizando a associação entre razão e fração. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da interpretação de texto envolvendo problemas de fração no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de texto envolvendo problemas de fração.
- Utilizar a metodologia da Sala de Aula Invertida para estimular a autonomia e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de associação entre razão e fração para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas de fração.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas durante a resolução dos problemas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e realizar a pesquisa prévia.
- Criar o mapa conceitual de forma criativa e didática.
- Resolver os problemas de fração em duplas ou trios.