Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Contextualize o tema aos alunos. Mostre que a semelhança de triângulos é um conceito importante na geometria e é fundamental para a resolução de problemas envolvendo medidas e proporções. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da semelhança de triângulos na geometria e na resolução de problemas. Aproveite para mostrar alguns exemplos práticos de uso da semelhança de triângulos, como no processo de escalas gráficas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Peça para que cada grupo escolha um líder responsável por assegurar a entrega da atividade dentro dos requisitos e prazos determinados.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Peça para cada grupo definir um problema envolvendo a semelhança de triângulos que será resolvido ao longo da aula. O problema deve ser desafiador, envolver a aplicação do conceito de semelhança de triângulos e resolver um problema real, ou seja, uma situação do cotidiano. Incentive que eles pesquisem sobre o problema, entrevistem pessoas da escola sobre como enfrentam o desafio e registrem todos os pontos coletados.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Oriente os alunos a gerarem alternativas para a resolução do problema, utilizando recursos analógicos como papel, lápis e régua. Para isso, disponibilize estes recursos aos alunos. Caso seja possível, você pode inclusive disponibilizar recursos digitais para a resolução do problema. Lembre aos alunos que toda ideia e proposta de solução é válida, por isso, precisam registrar tudo.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Peça aos alunos para escolherem a melhor alternativa para a resolução do problema e apresentarem a solução utilizando recursos analógicos como cartolina, canetas coloridas e tesoura. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade, sanando dúvidas se necessário.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos: problema, geração de alternativas e solução. O diário de bordo deve ser feito em grupo e deve conter as etapas do processo de resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Reserve um momento para que os grupos possam apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Estimule a argumentação e faça perguntas sobre as estratégias utilizadas para resolver o problema e como eles chegaram a esta conclusão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar textos que envolvam semelhança de triângulos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problema.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar e resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos.
  • Criatividade na geração de alternativas para a resolução do problema;
  • Coerência na escolha da solução para o problema.
  • Elaboração adequada do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da semelhança de triângulos.
  • Orientar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Avaliar os diários de bordo e as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Definir um problema envolvendo a semelhança de triângulos.
  • Gerar alternativas para a resolução do problema.
  • Criar um diário de bordo contendo as etapas do processo de resolução do problema.
  • Resolver e apresentar a solução do problema para a turma.