Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Contextualize o assunto explicando a importância da semelhança de triângulos na resolução de problemas matemáticos e em aplicações práticas, como na construção de mapas e plantas de imóveis. Em seguida, apresente um exemplo prático, como a construção de uma maquete de uma casa, ilustrando, assim, a importância da semelhança de triângulos.

  1. Etapa 1 - Verificação do conhecimento

    Introduza o tema aos alunos e peça para eles responderem a seguinte pergunta: o que você sabe sobre semelhança de triângulos?. Ao final da atividade, recolha as respostas dos alunos para poder avaliar o nível de cada estudante e, assim, montar as duplas para a próxima atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em duplas

    Divida a turma em duplas, incentivando a formação de pares com habilidades complementares.

  3. Etapa 3 - Apresentação do tema

    Aprofunde no tema da aula, explicando o que é a semelhança de triângulos e quais são as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes. Aproveite as respostas dos alunos na outra atividade para sanar algumas dúvidas prévias e reforçar alguns conceitos principais.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Peça para que cada dupla crie um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Troca de mapas entre as duplas

    Oriente as duplas a trocarem seus mapas conceituais com outras duplas, para poderem analisar e complementar as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo, incentivando a participação de todos os alunos, para poderem compartilhar suas ideias e complementar as informações apresentadas nos mapas conceituais.

  7. Etapa 7 - Resolução de problemas

    Proponha alguns problemas envolvendo a semelhança de triângulos, para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos na aula.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios de avaliação estabelecidos previamente. Sugestão de avaliação:

    Caso menos de 30% das duplas tenham alcançado os objetivos esperados, é preciso reiniciar o processo e voltar ao conceito do tema.

    Quando 30% a 70% das duplas apresentam o rendimento esperado, reagrupar as duplas dessa vez em grupos e favorecer a troca entre times para que as duplas compartilhem seus aprendizados.

    No caso de mais de 70% da turma concluir com êxito o desafio, seguir para próxima atividade e acompanhar de forma personalizada as duplas que apresentaram maiores dificuldades.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar textos que envolvem semelhança de triângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema abordado.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Participação ativa nas atividades e discussão em grupo.
  • Criação do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Capacidade de identificar textos que envolvam semelhança de triângulos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir os alunos de acordo com seus níveis de aprendizagem.
  • Estimular a participação dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Conduzir a discussão em grupo para promover a reflexão crítica sobre o tema abordado.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual completo e bem estruturado.
  • Trabalhar em dupla de forma participativa.
  • Se engajar ativamente na discussão em grupo.
  • Resolver corretamente os problemas propostos.