Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A semelhança de triângulos é um assunto importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas envolvendo medidas de figuras semelhantes. O objetivo aqui é trabalhar a interpretação de textos que envolvem semelhança de triângulos, para que os alunos possam reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da semelhança de triângulos na resolução de problemas. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre este tema.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente o seguinte estudo de caso aos alunos: “Imagine que você precisa construir uma maquete de uma casa. Mas, para isso, você vai precisar reduzir as medidas reais da casa para caberem em uma escala menor. Como você resolverá este problema?”.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico

    Peça para os alunos criarem um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações importantes do estudo de caso apresentado. Circule pela sala e apoie os aluns nesta criação.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do modelo de infográfico

    Oriente os alunos a preencherem o modelo de infográfico com as informações importantes do estudo de caso, utilizando a semelhança de triângulos para resolver o problema. Para realizar este preenchimento, é importante que os alunos tenham feito uma pesquisa prévia sobre como solucionar o caso e que tenham entrado em um comum acordo sobre a solução do estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas para o problema apresentado. Pergunte sobre as estratégias utilizadas por eles e os desafios enfrentados.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Incentive os alunos a apresentarem os resultados encontrados para o estudo de caso e aproveite para sanar as dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão com os alunos sobre a importância da semelhança de triângulos na resolução de problemas e como essa habilidade pode ser aplicada em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a criatividade, o registro de informações e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação de textos matemáticos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das informações importantes do texto.
  • Utilização correta da semelhança de triângulos para resolver o problema.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação.
  • Preenchimento adequado do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da semelhança de triângulos.
  • Conduzir o estudo de caso e auxiliar os alunos na criação do modelo de infográfico.
  • Estimular a discussão em grupo e conduzir a reflexão final.

Ações do aluno

  • Ler o texto e identificar as informações importantes.
  • Criar o modelo de infográfico com as lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher o modelo com as informações importantes do texto e discutir em grupo as soluções encontradas.
  • Resolver problemas a partir de semelhança de triângulos.