Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A semelhança de triângulos é um assunto importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas envolvendo medidas de figuras semelhantes. O objetivo aqui é trabalhar a interpretação de textos que envolvem semelhança de triângulos, para que os alunos possam reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da semelhança de triângulos na resolução de problemas matemáticos. Aproveite para falar sobre a metodologia ativa gamificação e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Procure montar grupos diversos, ou seja, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, para poderem se ajudar ao longo de toda a atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Peça aos alunos para criarem um mapa de registro contendo os campos: nome e objetivo do jogo, desafios a serem enfrentados, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Destaque que os alunos precisam criar um jogo que envolva a interpretação de textos sobre semelhança de triângulos.

  4. Etapa 4 - Produção do jogo

    Os estudantes precisam se organizar para criar o jogo a partir do mapa de registro elaborado. Forneça recursos para que os alunos montem os jogos. Os recursos podem ser analógicos (cartolina, papelão, tinta e outros) ou digitais (internet e softwares).

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Estimule cada grupo a apresentar seus jogos para a turma, explicando como ele funciona e como ele envolve a interpretação de textos sobre semelhança de triângulos.

  6. Etapa 6 - Jogo em grupo

    Incentive os alunos a jogarem em grupo os jogos criados pelos outros grupos, para poderem testar e avaliar a eficácia dos jogos na aprendizagem do tema. Acompanhe os grupos e tire as dúvidas deles.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão sobre os jogos testados e avaliados, apontando os pontos positivos e negativos de cada um e como eles poderiam ser melhorados.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os pontos importantes sobre a semelhança de triângulos e a importância da interpretação de textos na resolução de problemas matemáticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar textos que envolvam semelhança de triângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e melhorar jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Efetividade do jogo na aprendizagem do tema.
  • Capacidade de interpretar textos que envolvam semelhança de triângulos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Tirar dúvidas e avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Concluir a aula, reforçando os pontos importantes sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de registro.
  • Criar um jogo educativo envolvendo a interpretação de textos sobre semelhança de triângulos.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre os jogos testados e avaliados.
  • Participar da conclusão da aula.