Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Introduza o tema de interpretação de texto envolvendo semelhança de triângulos aos alunos. Destaque que a semelhança de triângulos é um conceito importante na geometria e é fundamental para a resolução de problemas envolvendo medidas e proporções. Importante ressaltar o objetivo de aprendizagem aos alunos que é aprender a reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema de interpretação de texto a partir de semelhança de triângulos aos alunos e explique a importância da semelhança de triângulos na geometria. Construa um mapa mental coletivo a partir de conceitos, definições e exemplos práticos da aplicabilidade deste conteúdo

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1

    Compartilhe um texto sobre semelhança de triângulos com o grupo. Peça aos alunos para lerem e interpretarem o texto, discutindo as dúvidas e questões que surgirem.

    Estação 2

    Entregue uma figura geométrica com triângulos para o grupo. Oriente os alunos a identificarem os triângulos semelhantes na figura e justificarem suas respostas.

    Estação 3

    Distribua um problema envolvendo medidas e proporções em triângulos semelhantes para o grupo. Estimule os alunos a resolverem o problema em grupo, discutindo as estratégias utilizadas.


  3. Etapa 3 - Avaliação

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs.: Que bom, Que pena e Que tal. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as dúvidas e questões que surgiram durante a atividade. Estimule os alunos a compartilharem suas estratégias e soluções para os problemas, compartilhando também os desafios enfrentados ao longo das atividades.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos. Aproveite este momento paraapoiar os alunos em uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Peça para que eles registrem o que foi aprendido em seus cadernos ou blocos de anotações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo medidas e proporções em triângulos semelhantes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos triângulos semelhantes na figura geométrica.
  • Resolução correta dos problemas envolvendo medidas e proporções em triângulos semelhantes.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Gestão adequada do tempo para realizar as atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da semelhança de triângulos na geometria.
  • Preparar o material a ser utilizado na rotação por estações.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Conduzir a discussão em grupo e fazer uma síntese da aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto sobre semelhança de triângulos.
  • Identificar os triângulos semelhantes na figura geométrica.
  • Resolver problemas envolvendo medidas e proporções em triângulos semelhantes.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Avaliar a atividade realizada utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.