Aula sobre Interpretacao De Texto Envolvendo Semelhanca De Triangulos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A semelhança de triângulos é um assunto importante na Matemática, pois permite a resolução de problemas que envolvem medidas de figuras semelhantes. O objetivo aqui é trabalhar a interpretação de textos que envolvem semelhança de triângulos, para que os alunos possam reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Exemplo prático:
Imagine que você precisa construir uma maquete de uma casa. Para isso, você precisa reduzir as medidas reais da casa para caberem na maquete. Dessa forma, é necessário que você saiba as condições necessárias e suficientes para que os triângulos sejam semelhantes, para poder reduzir as medidas de forma proporcional.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um texto que envolva semelhança de triângulos e imprima cópias para os alunos realizarem a leitura em casa, antes da atividade. Peça para os alunos grifarem as informações que considerarem importantes e anotarem suas dúvidas.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Após a leitura do texto em casa, peça aos alunos para criarem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", registrando assim a experiência que tiveram com a leitura prévia em casa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Dando seguimento a atividade realizada em casa, pergunte para a turma quem fez a leitura e quem gostaria de compartilhar o que anotou de pontos principais e dúvidas sobre o texto. Promova uma discussão em grupo, destacando as oportunidades de aprendizagem que eles tiveram com o texto e as dificuldades encontradas na leitura do mesmo.Etapa 4 - Exposição do professor
Aproveite para fazer uma exposição sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.Etapa 5 - Exercícios em grupo
Divida os alunos em grupos e peça para eles resolverem alguns exercícios para fixar o conteúdo.Etapa 6 - Correção dos exercícios
Corrija os exercícios coletivamente. Peça para os grupos compartilharem as respostas. Valorize os erros como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Utilize a dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho e entregas dos alunos. Faça um resumo da aula, destacando os principais tópicos e o objetivo de aprendizagem alcançado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar textos que contenham semelhança de triângulos.
- Estimular a leitura e interpretação de textos matemáticos.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Realização da atividade de pré-aula.
- Participação nas atividades e discussões em grupo.
- Resolução correta dos exercícios em grupo.
- Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de interpretar textos que envolvam semelhança de triângulos.
Ações do professor
- Preparar o texto e os exercícios.
- Fazer a exposição sobre as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
- Dar feedback aos alunos sobre a atividade e o desempenho de cada um.
- Estimular a participação dos alunos e tirar suas dúvidas.
Ações do aluno
- Ler o texto em casa.
- Discutir em grupo as dúvidas e dificuldades encontradas na leitura do texto.
- Resolver exercícios em grupo.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o seu próprio desempenho.
- Participar das discussões em grupo.