Interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau

Nesta aula de Matemática, vamos estudar sobre interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau. Vamos também revisar alguns conteúdos. Se concentre e vamos lá! 👩‍🏫

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Júlio e Diogo colheram juntos 76 amoras. Se Diogo pegou 18 amoras a mais do que Júlio, quantas amoras Diogo colheu?

    A) 18

    B) 29

    C) 47

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é uma habilidade importante para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = 0, fazendo uso das propriedades da igualdade. Aqui os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo.

    Exemplos práticos:

    - Um vendedor de frutas vendeu 20 caixas de laranjas por R$ 200,00. Qual o preço de cada caixa?

    - Um carro percorreu 300 km em 5 horas. Qual a velocidade média do carro?

    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são muito utilizadas em situações cotidianas, como em problemas de matemática financeira, por exemplo. Mostre exemplos práticos, como a resolução de problemas envolvendo compras parceladas, cálculo de juros simples, entre outros.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são muito utilizadas em situações cotidianas, como em problemas de matemática financeira, por exemplo. Mostre exemplos práticos de como as equações podem ser aplicadas em situações reais, como calcular o valor de uma prestação ou o tempo necessário para percorrer uma determinada distância.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é uma habilidade importante para o desenvolvimento dos estudantes em Matemática. É comum encontrar situações no cotidiano que envolvem equações do 1º grau, como por exemplo, em problemas de cálculo de juros, tempo de percurso em viagens, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para trabalhar a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau. Os estudantes criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre a interpretação de textos envolvendo equações polinomiais do 1º grau. Esse tema é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois as equações polinomiais de 1º grau estão presentes em diversas situações, como em cálculos de juros e descontos, na resolução de problemas de matemática financeira, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é um tema importante para o ensino de Matemática, pois permite aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações práticas do cotidiano. Por exemplo, ao calcular o tempo necessário para percorrer uma distância a uma velocidade constante, é necessário resolver uma equação polinomial do 1º grau. Nesta aula, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia e desenvolver habilidades de resolução de problemas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: