Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é uma habilidade importante para o desenvolvimento dos estudantes em Matemática. É comum encontrar situações no cotidiano que envolvem equações do 1º grau, como por exemplo, em problemas de cálculo de juros, tempo de percurso em viagens, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para trabalhar a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau. Os estudantes criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Realize uma discussão em grupo sobre a importância da interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau e como essa habilidade pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Introdução à Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Realize uma discussão em grupo sobre como os alunos podem utilizar essa ferramenta para avaliar seu próprio desempenho.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os estudantes devem ser divididos em grupos e receber um conjunto de problemas que envolvem equações polinomiais do 1º grau. Eles devem trabalhar em equipe para resolver os problemas e elaborar novos problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau. Circule pela sala para auxiliar os estudantes e garantir que todos estejam compreendendo o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas

    Cada grupo deve apresentar os problemas resolvidos e elaborados para toda a turma. Os demais alunos podem fazer perguntas e comentários sobre os problemas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo sobre os problemas apresentados

    Realize uma discussão em grupo sobre os problemas apresentados pelos grupos. Os estudantes devem utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho dos colegas e fazer comentários construtivos sobre os problemas apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão da aula

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e enfatizando a importância da interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar seu próprio desempenho e o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas apresentados.
  • Elaboração de novos problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau.
  • Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
  • Circular pela sala para auxiliar os estudantes e garantir que todos estejam compreendendo o conteúdo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para resolver os problemas e elaborar novos problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 1º grau.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar seu próprio desempenho e o desempenho dos colegas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre os problemas apresentados.