Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é uma habilidade importante para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, pois permite que eles resolvam problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = 0, fazendo uso das propriedades da igualdade. Aqui os alunos irão desenvolver essa habilidade por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo.

Exemplos práticos:

- Um vendedor de frutas vendeu 20 caixas de laranjas por R$ 200,00. Qual o preço de cada caixa?

- Um carro percorreu 300 km em 5 horas. Qual a velocidade média do carro?


  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos o tema da aula e os objetivos a serem alcançados. Peça para que se dividam em grupos e em seguida, traga um problema para que os alunos possam refletir e discutir em grupo: "Um vendedor de roupas precisa vender 50 camisetas para pagar o aluguel da loja. Cada camiseta custa R$ 20,00. Quantas camisetas ele precisa vender para pagar o aluguel?".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos irão propor alternativas para resolver o problema apresentado pelo professor. Eles devem escolher uma pessoa do grupo para registrar as ideias em uma folha, que pode ser chamado de diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Seleção da solução.

    Os alunos irão selecionar a melhor alternativa para resolver o problema apresentado pelo professor.

  4. Etapa 4 - Elaboração da solução

    Os alunos irão elaborar a solução com a melhor alternativa escolhida na etapa anterior para o problema apresentado. Eles devem registrar a solução no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação da solução

    Os grupos irão apresentar a solução elaborada para o problema apresentado pelo professor. Enquanto um grupo apresenta, os outros escrevem no diário de bordo suas percepções sobre a apresentação que acontece no momento.

  6. Etapa 6 - Discussão e feedback

    Em uma roda de conversa, os alunos irão discutir e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos registradas no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e os alunos irão registrar suas impressões no diário de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de interpretação de texto.
  • Desenvolver a capacidade de registro de ideias.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Registro de impressões.
  • Capacidade de resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Capacidade de interpretar e compreender textos.
  • Capacidade de análise crítica das apresentações.
  • Participação ativa e colaboração na discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os objetivos a serem alcançados.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração em grupo.
  • Orientar os alunos na geração de alternativas.
  • Estimular a análise crítica das apresentações.
  • Orientar os alunos na elaboração da solução.

Ações do aluno

  • Registrar suas impressões no diário de bordo.
  • Elaborar a solução para o problema.
  • Discutir em grupo o problema proposto pelo professor.
  • Propor soluções para o problema.
  • Discutir e dar feedback sobre as apresentações dos outros grupos.