Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental irão aprender sobre a interpretação de textos envolvendo equações polinomiais do 1º grau. Esse tema é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois as equações polinomiais de 1º grau estão presentes em diversas situações, como em cálculos de juros e descontos, na resolução de problemas de matemática financeira, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize sua importância no cotidiano dos estudantes. Em seguida, explique a metodologia utilizada na aula, a Aprendizagem Entre Pares, e como os alunos devem criar um mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos exemplos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, mostrando como as equações polinomiais de 1º grau estão presentes em situações cotidianas. Os alunos devem ser encorajados a fazer perguntas e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem trabalhar em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Eles devem utilizar os exemplos apresentados por você e outras fontes de pesquisa para construir o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre o tema, utilizando as propriedades da igualdade e as equações polinomiais de 1º grau. Auxilie os alunos que tiverem dúvidas e corrija os exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a importância das equações polinomiais de 1º grau no cotidiano e como elas podem ser aplicadas em diferentes situações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância do tema para o cotidiano dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos na Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Habilidade dos alunos em resolver exercícios envolvendo equações polinomiais de 1º grau.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo sobre a importância das equações polinomiais de 1º grau no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Corrigir os exercícios e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Resolver exercícios envolvendo equações polinomiais de 1º grau.
  • Participar da discussão em grupo sobre a importância das equações polinomiais de 1º grau no cotidiano.