Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são muito utilizadas em situações cotidianas, como em problemas de matemática financeira, por exemplo. Mostre exemplos práticos, como a resolução de problemas envolvendo compras parceladas, cálculo de juros simples, entre outros.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula e explique o que são equações polinomiais do 1º grau. Em seguida, proponha aos alunos que leiam um texto que apresente um problema envolvendo esse tipo de equação. O texto pode ser retirado de um livro didático ou de um jornal.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem fazer um esboço do problema apresentado no texto, identificando as informações relevantes e as incógnitas. Em seguida, devem escrever a equação polinomial do 1º grau correspondente ao problema.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem discutir em grupo as diferentes formas de resolver o problema, considerando as propriedades da igualdade. Devem decidir qual é a melhor estratégia para resolvê-lo.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem resolver o problema utilizando a estratégia escolhida na etapa anterior. Acompanhe o trabalho dos alunos, tirando dúvidas e orientando quando necessário.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem testar a solução encontrada, verificando se ela está correta. Incentive a discussão em grupo sobre as diferentes soluções encontradas pelos alunos. Para isso, divida-os em grupo.Etapa 6 - Apresentar
Os alunos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando como chegaram a elas e discutindo as diferentes estratégias utilizadas.Etapa 7 - Avaliar
Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos também devem avaliar o próprio desempenho e o dos colegas, refletindo sobre o que aprenderam e o que poderiam ter feito de forma diferente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a capacidade de interpretar textos e identificar informações relevantes.
Critérios de avaliação
- Capacidade de identificar as informações relevantes do problema apresentado.
- Capacidade de escrever a equação polinomial do 1º grau correspondente ao problema.
- Capacidade de resolver o problema utilizando as propriedades da igualdade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
- Orientar os alunos durante a resolução dos problemas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.
Ações do aluno
- Ler o texto e identificar as informações relevantes.
- Escrever a equação polinomial do 1º grau correspondente ao problema.
- Resolver o problema utilizando as propriedades da igualdade.