Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A interpretação de texto envolvendo equações polinomiais do 1º grau é um tema importante para o ensino de Matemática, pois permite aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações práticas do cotidiano. Por exemplo, ao calcular o tempo necessário para percorrer uma distância a uma velocidade constante, é necessário resolver uma equação polinomial do 1º grau. Nesta aula, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia e desenvolver habilidades de resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema e apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem equações polinomiais do 1º grau. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa de empatia para um personagem fictício que precisa resolver um problema envolvendo equações polinomiais do 1º grau.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar o mapa de empatia do personagem fictício, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos devem apresentar seus mapas de empatia e identificar o problema que o personagem fictício precisa resolver.

  4. Etapa 4 - Resolução do problema

    Os grupos devem trabalhar juntos para resolver o problema identificado, utilizando equações polinomiais do 1º grau. Esteja disponível para auxiliar os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma, explicando o processo de resolução do problema e as equações utilizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir as diferentes soluções apresentadas e o processo utilizado para resolvê-las. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para estimular o raciocínio crítico.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos conceitos apresentados na aula e incentive os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas utilizando equações polinomiais do 1º grau.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação de soluções.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa de empatia para o personagem fictício.
  • Resolução correta do problema identificado utilizando equações polinomiais do 1º grau.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e explicar suas soluções para a turma.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos durante a resolução do problema.
  • Estimular a participação dos alunos e fazer perguntas para estimular o raciocínio crítico.
  • Fazer uma revisão dos conceitos apresentados na aula.
  • Incentivar os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para o personagem fictício.
  • Trabalhar em grupo para resolver o problema identificado utilizando equações polinomiais do 1º grau.
  • Apresentar e explicar suas soluções para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.