Aula sobre Interpretacao De Texto Equacoes Polinomiais Do 1 Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as equações polinomiais do 1º grau são muito utilizadas em situações cotidianas, como em problemas de matemática financeira, por exemplo. Mostre exemplos práticos de como as equações podem ser aplicadas em situações reais, como calcular o valor de uma prestação ou o tempo necessário para percorrer uma determinada distância.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um texto que envolva equações polinomiais do 1º grau e que seja de interesse dos alunos. O texto pode ser sobre um tema atual, como a pandemia, ou sobre um assunto que os alunos gostem, como esportes ou música.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, os alunos devem ler o texto preparado pelo professor e responder a algumas perguntas sobre o assunto, também construídas pelo professor. As perguntas podem ser enviadas por e-mail ou WhatsApp.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula, os alunos devem se dividir em grupos e discutir as respostas que trouxeram das perguntas. Incentive a participação de todos e esclareça as dúvidas que surgirem durante as discussões.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Proponha alguns problemas que envolvam equações polinomiais do 1º grau para os alunos resolverem com os mesmos grupos. Os problemas devem ser de dificuldade progressiva, para poderem desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas. É importante o grupo definir um ou mais alunos para registrarem as resoluções.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos problemas resolvidos e explicar como chegaram às soluções. Incentive a participação de todos e esclareça as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Avaliação pelos alunos

    Os alunos devem criar uma tabela de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade realizada. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e deem sugestões para melhorias.

    Por exemplo:

    Que bom

    Que pena

    Que tal

    Que realizamos a atividade em grupo

    Que tivemos poucos exercícios para realizar

    Que a próxima dinâmica pudesse tocar música enquanto discutimos.


  7. Etapa 7 - Avaliação pelos: professores

    Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar sugestões para melhorias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Habilidade de resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau.
  • Habilidade de avaliar e dar sugestões para melhorias.

Ações do professor

  • Preparar um texto e perguntas de interpretação que envolva equações polinomiais do 1º grau e que seja com um tema de interesse dos alunos
  • Propor problemas que envolvam equações polinomiais do 1º grau para os alunos resolverem em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Ler o texto preparado pelo professor e responder às perguntas sobre o assunto.
  • Discutir em grupo as respostas às perguntas.
  • Resoluções de problemas sobre a habilidade proposta.
  • Construir uma tabela de Dinâmica dos 3 Qs, visando avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.