Interpretação de texto publicitário

Nessa aula de Português vamos aprender como interpretar um tipo de texto muito presente em nosso dia a dia: o texto publicitário. Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Os textos publicitários são produzidos pra cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados pra conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de:

    A) As crianças frequentarem a escola.

    B) A importância de começar a ler na infância.

    C) Aumentar o consumo de livros.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O objetivo desta aula é auxiliar os alunos na interpretação de textos publicitários para que possam compreender as mensagens que são transmitidas nesse gênero textual. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os estudantes possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do aprendiz sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Seção 2: Plano de aula completo

    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O objetivo desta atividade é estimular os alunos a reconhecerem o gênero textual publicitário. Eles aprenderão a como identificar e analisar os elementos que compõem uma peça publicitária, comoconceitos (slogans), imagens (linguagem não verbal) e linguagem persuasiva. O tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os estudantes criam materiaispublicitários com base nas informações adquiridas. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A interpretação de texto publicitário é uma habilidade essencial para os estudantes do ensino fundamental, já que são constantemente expostos a propagandas em seu cotidiano. Por isso, trabalharemos o tema de forma lúdica e interativa, por meio da metodologia ativa Gamificação. Os estudantes criarão um jogo de tabuleiro, com perguntas e ações relacionadas à interpretação de textos publicitários. A partir dessa atividade, eles desenvolverão habilidades de leitura, interpretação, produção e edição de peças publicitárias, de forma articulada e complementar, envolvendo diferentes peças como cartazes, banners, panfletos, entre outros.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A publicidade está presente em todos os lugares, desde as ruas até as telas dos computadores e celulares. É uma ferramenta poderosa cujo objetivo é convencer o público a comprar um produto ou serviço. Mas como as empresas conseguem isso? A resposta está na interpretação do texto publicitário. Os anúncios são criados com linguagem, imagens e estratégias específicas para causar um impacto emocional e persuadir o consumidor. Os alunos vão aprender a interpretar textos publicitários e a criar suas próprias campanhas publicitárias com a metodologia ativa Design Thinking, utilizando um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Apresente o tema “interpretação de texto publicitário” com uma breve introdução sobre a presença da mídia no cotidiano dos alunos, a fim de que compreendam a sua funcionalidade e influência por meio de exemplos de campanhas publicitárias. Após, explique o que é e como funciona a metodologia Design Sprint aos alunos.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Apresente o tema para os alunos e contextualize-o. A interpretação de textos publicitários será desenvolvida com os alunos, visando a compreensão das técnicas de persuasão utilizadas para atingir o público-alvo. Utilize a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), assim os alunos criarão um modelo de júri para discutir temas relacionados à publicidade. Após, os alunos irão produzir, revisar e editar peças publicitárias de forma crítica e reflexiva.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: