Aula sobre Interpretacao De Texto Publicitario
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Apresente o tema para os alunos e contextualize-o. A interpretação de textos publicitários será desenvolvida com os alunos, visando a compreensão das técnicas de persuasão utilizadas para atingir o público-alvo. Utilize a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), assim os alunos criarão um modelo de júri para discutir temas relacionados à publicidade. Após, os alunos irão produzir, revisar e editar peças publicitárias de forma crítica e reflexiva.
Etapa 1 - Apresentação do tema e organização dos grupos
Professor, selecione um exemplo de peças publicitárias e distribua aos alunos, que deverão estar organizados em grupos de 3 a 5 pessoas. Explique, então, que eles deverão analisar a peça e se preparar para um debate. Alguns grupos serão, então, defensores e outros opositores para cada um dos seguintes temas: “A publicidade é enganosa”, “A publicidade é uma forma de persuasão legítima”, “A publicidade é uma forma de manipulação”. Cada grupo deve escolher um coordenador e um relator.Etapa 2 - Pesquisa e elaboração dos argumentos
Cada grupo deve realizar pesquisas sobre o tema escolhido e produzir argumentos que possam ser utilizados durante o debate. É importante salientar que a pesquisa deve ser realizada com fontes confiáveis, como artigos científicos, livros e sites de instituições renomadas.Etapa 3 - Debate
Os grupos devem apresentar seus argumentos de forma clara e objetiva durante o debate, que será mediado pelo professor. A banca julgadora, formada por três alunos, deve avaliar a apresentação dos grupos e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Produção de uma peça publicitária
Após o debate, cada grupo deve produzir uma peça publicitária que reflita a posição defendida por eles durante o debate. Pode ser um cartaz, um banner, um folheto, entre outros.Etapa 5 - Apresentação das peças publicitárias
Ao final da aula, cada grupo deve apresentar a peça publicitária produzida e explicar como as estratégias de persuasão foram utilizadas para atingir o público-alvo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de textos publicitários.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos em relação à publicidade.
- Promover a pesquisa, a argumentação e a produção de peças publicitárias de forma ética e responsável.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Criatividade e coerência na produção da peça publicitária.
- Uso adequado das estratégias de persuasão.
- Respeito às normas éticas e legais da publicidade.
Ações do professor
- Contextualizar o tema para os alunos.
- Organizar os grupos equilibradamente.
- Mediador do debate, garantindo que as regras sejam seguidas e incentivando a participação dos alunos.
- Orientar os alunos na produção das peças publicitárias.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Realizar pesquisas sobre o tema escolhido.
- Elaborar argumentos coerentes e relevantes.
- Produzir uma peça publicitária criativa e persuasiva.
- Respeitar as normas éticas e legais da publicidade.