Aula sobre Interpretacao De Texto Publicitario

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo desta atividade é estimular os alunos a reconhecerem o gênero textual publicitário. Eles aprenderão a como identificar e analisar os elementos que compõem uma peça publicitária, comoconceitos (slogans), imagens (linguagem não verbal) e linguagem persuasiva. O tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os estudantes criam materiaispublicitários com base nas informações adquiridas. É possível que a aplicação do método ocupe mais de um turno de aula, ou seja, pode ser realizado por etapas em dias e/ou horários diferentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o tema aos alunos e apresente alguns exemplos práticos de peças publicitárias, como cartazes, folhetos, anúncios de jornais e revistas, propagandas na televisão e na internet. Destaque os elementos que compõem essas peças, como imagens, conceitos (slogans), linguagem persuasiva, entre outros. Em seguida, divida os estudantes em grupos para que possam ir às estações, de maneira rotativa.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (30 minutos)

    Nessa estação, os alunos deverão analisar uma peça publicitária previamente selecionada pelo professor. Eles deverão identificar os elementos que compõem a peça, o público-alvo, a mensagem que o conteúdo quer transmitir e os possíveis efeitos que ele pode causar nas pessoas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (30 minutos)

    Nessa estação, os alunos deverão criar uma peça publicitária com base nas informações adquiridas na estação anterior. Eles deverão escolher um produto ou serviço, definir o público-alvo, criar um slogan e uma imagem que transmita a mensagem desejada.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (30 minutos)

    Nessa estação, os alunos deverão apresentar as peças publicitárias criadas para toda a turma. Eles deverão explicar as escolhas que fizeram e os elementos utilizados para transmitir a mensagem desejada.

  5. Etapa 5 - Reflexão (20 minutos)

    Na última etapa, o professor conduz novamente. Promova uma reflexão com a turma sobre o tema. Questione os alunos sobre como as peças publicitárias são utilizadas na sociedade, o que elas podem causar nas pessoas e como podemos nos proteger dos efeitos negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar o gênero textual publicitário.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produzir peças publicitárias.
  • Promover o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem uma peça publicitária.
  • Criatividade na produção da peça publicitária.
  • Coerência entre a mensagem transmitida e os elementos utilizados.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Explorar exemplos práticos para facilitar a compreensão do tema.
  • Monitorar o desenvolvimento das atividades em cada estação.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação das peças publicitárias.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os elementos que compõem uma peça publicitária.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar uma peça publicitária coerente e criativa.
  • Apresentar a peça publicitária para a turma.
  • Refletir criticamente sobre o tema.