Aula sobre Interpretacao De Texto Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula contextualizando os alunos de que a regra de três composta é uma ferramenta matemática que permite resolver problemas que envolvem três grandezas proporcionais. É uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois é utilizada em diversas situações, como em cálculos de juros compostos, em receitas culinárias, em cálculos de consumo de combustível, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente um problema que envolva a regra de três composta, como, por exemplo: "Uma empresa de transporte de cargas precisa calcular o tempo de entrega de uma encomenda que deve passar por três cidades diferentes. Sabendo que a velocidade média do caminhão é de 60 km/h, calcule o tempo de entrega considerando que a distância entre as cidades é de 200 km, 300 km e 400 km, respectivamente."

  2. Etapa 2 - Problematização

    Agora, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Apresente algum problema sobre o tema e encoraje os alunos a discutir sobre a situação apresentada, levantando hipóteses e possíveis soluções. Eles podem discutir diferentes estratégias, desde que sejam coerentes com o assunto da aula.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos, apontando possíveis erros e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação do Diário de Bordo

    Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos enquanto os alunos acompanham a explicação e realizar exercícios em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos de aplicação da regra de três composta.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar soluções de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Compreensão do conceito de regra de três composta.
  • Capacidade de aplicar a regra de três composta em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na resolução.
  • Estimular a pesquisa e a busca por exemplos práticos.
  • Avaliar a participação dos alunos e a compreensão do conceito.
  • Apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver o problema.
  • Pesquisar e buscar exemplos práticos de aplicação da regra de três composta.
  • Apresentar a solução do problema e avaliar a atividade utilizando o diário de bordo.