Aula sobre Interpretacao De Texto Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula falando aos alunos que a regra de três composta é um assunto importante na Matemática, pois permite resolver problemas que envolvem mais de duas grandezas. É uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas, como na economia, na engenharia, na física, entre outras. Cite que o objetivo da aula é aprender a interpretar textos e aplicar a regra de três composta em situações-problema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da regra de três composta. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia da gamificação.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema "Regra de três composta". Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e _cards_ de perguntas e ações. O objetivo do jogo é chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações propostas.

  3. Etapa 3 - Definição das perguntas e ações

    Os alunos irão definir as perguntas e ações que serão colocadas nos _cards_. As perguntas devem ser relacionadas ao tema da aula e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.

  4. Etapa 4 - Preparação do jogo

    Os alunos irão preparar o jogo, montando o tabuleiro, os _cards_ e o dado.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado por eles mesmos. Acompanhe e oriente os alunos durante o jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os grupos irão se reunir para discutir as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para resolver as perguntas e ações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si. Serão avaliados critérios como criatividade, trabalho em equipe, conhecimento do tema e habilidade em resolver problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Habilidade em resolver as perguntas e ações do jogo.
  • Trabalho em equipe durante a criação e o jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante o jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Jogar o jogo criado por eles mesmos.
  • Discutir em grupo as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para resolver as perguntas e ações.