Aula sobre Interpretacao De Texto Regra De Tres Composta
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula falando aos alunos que a regra de três composta é um assunto importante na Matemática, pois permite resolver problemas que envolvem mais de duas grandezas. É uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas, como na economia, na engenharia, na física, entre outras. Cite que o objetivo da aula é aprender a interpretar textos e aplicar a regra de três composta em situações-problema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicar a importância da regra de três composta. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia da gamificação.Etapa 2 - Criação do jogo
Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com o tema "Regra de três composta". Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e _cards_ de perguntas e ações. O objetivo do jogo é chegar ao final do tabuleiro, respondendo corretamente às perguntas e realizando as ações propostas.Etapa 3 - Definição das perguntas e ações
Os alunos irão definir as perguntas e ações que serão colocadas nos _cards_. As perguntas devem ser relacionadas ao tema da aula e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.Etapa 4 - Preparação do jogo
Os alunos irão preparar o jogo, montando o tabuleiro, os _cards_ e o dado.Etapa 5 - Jogando o jogo
Os grupos irão jogar o jogo criado por eles mesmos. Acompanhe e oriente os alunos durante o jogo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o jogo, os grupos irão se reunir para discutir as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para resolver as perguntas e ações.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si. Serão avaliados critérios como criatividade, trabalho em equipe, conhecimento do tema e habilidade em resolver problemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Habilidade em resolver as perguntas e ações do jogo.
- Trabalho em equipe durante a criação e o jogo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Acompanhar e orientar os alunos durante o jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Jogar o jogo criado por eles mesmos.
- Discutir em grupo as dificuldades encontradas e as soluções encontradas para resolver as perguntas e ações.