Aula sobre Interpretacao De Texto Regra De Tres Composta

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a regra de três composta é uma ferramenta matemática que permite resolver problemas que envolvem três grandezas proporcionais. É uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois é utilizada em diversas situações, como em cálculos de juros compostos, em receitas culinárias, em cálculos de consumo de combustível, entre outros.

Exemplo prático:

Um exemplo prático de aplicação da regra de três composta é o cálculo de consumo de combustível em uma viagem de carro. Suponha que um carro percorra 300 km com 20 litros de gasolina em uma estrada plana. Se a viagem for em uma estrada com muitas subidas e descidas, o consumo de combustível será maior. Se a viagem for em uma estrada plana, o consumo de combustível será menor. Com a regra de três composta, é possível calcular o consumo de combustível em diferentes situações.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o conceito da regra de três composta para a vida cotidiana. Em seguida, faça uma breve revisão sobre proporção e grandezas proporcionais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de texto

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e entregue um texto que apresente um problema que envolve a regra de três composta. Os alunos deverão ler e interpretar o texto, identificando as grandezas envolvidas e as relações de proporção.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Resolução de problemas

    Os alunos deverão resolver os problemas apresentados nos textos utilizando a regra de três composta. Circule pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e expressem suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que poderia ser melhorado.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Socialização

    Nesse momento, chame grupo por grupo para apresentarem seus textos e as soluções encontradas para os problemas. Em seguida, os alunos utilizarão o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula e reforce a importância da regra de três composta para a vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos matemáticos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica da atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as grandezas envolvidas nos problemas.
  • Capacidade de aplicar a regra de três composta para resolver os problemas.
  • Participação na criação do _template_ de 'Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Participação na socialização dos textos e soluções encontradas.
  • Capacidade de avaliar a atividade de forma crítica e construtiva.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da regra de três composta.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Estimular a participação dos alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Orientar os alunos na socialização dos textos e soluções encontradas.
  • Fazer uma síntese dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar os textos matemáticos.
  • Resolver os problemas utilizando a regra de três composta.
  • Criar o _template_ de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Socializar os textos e soluções encontradas.
  • Avaliar a atividade de forma crítica e construtiva.