Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Teorema de Pitágoras é uma das ferramentas mais importantes da Matemática, que permite calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo a partir das medidas dos catetos. É um assunto muito importante para o ensino fundamental e médio, pois é utilizado em diversas áreas, como a arquitetura, engenharia, física, entre outras.

Exemplo prático:

“Imagine que você é um arquiteto e precisa calcular a medida da diagonal de um terreno retangular para construir uma casa. Como você faria esse cálculo? O Teorema de Pitágoras pode te ajudar!”


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: "Um arquiteto precisa calcular a medida da diagonal de um terreno retangular para construir uma casa. Como ele pode utilizar o Teorema de Pitágoras para resolver esse problema?".

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações em situações do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações pesquisadas e como elas podem ser aplicadas na resolução do problema proposto.

  4. Etapa 4 - Resolução do problema

    Os alunos devem utilizar o Teorema de Pitágoras para calcular a medida da diagonal do terreno.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos devem apresentar os resultados da resolução do problema e como chegaram a eles.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas. Avalie também conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância do Teorema de Pitágoras para a Matemática e outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade em resolver problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe;
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolução do problema proposto;
  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do template Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Reforçar a importância do Teorema de Pitágoras para a Matemática e outras áreas;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem;
  • Orientar os alunos na pesquisa;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo;
  • Esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para resolver o problema proposto;
  • Utilizar o Teorema de Pitágoras para calcular a medida da diagonal do terreno;
  • Criar um template Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Pesquisar sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações;
  • Apresentar os resultados da resolução do problema.