Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Teorema de Pitágoras é uma das descobertas mais importantes da Matemática e é utilizado em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. Nesta aula, os estudantes irão interpretar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e a aplicá-lo em problemas práticos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar o que é o Teorema de Pitágoras. Em seguida, proponha uma atividade em grupo para os alunos poderem discutir e compartilhar suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Organização dos grupos
Os alunos devem divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder, que será responsável por organizar as atividades do grupo e apresentar os resultados.Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação por pares
Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar um texto que envolva o Teorema de Pitágoras e discutir sobre as informações contidas nele. Em seguida, devem elaborar um problema prático que envolva o Teorema de Pitágoras.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar o texto pesquisado e o problema prático elaborado. Os outros grupos devem avaliar a apresentação conforme o template de avaliação por pares.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir sobre as avaliações recebidas e identificar pontos de melhoria para a próxima atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância do Teorema de Pitágoras na Matemática e em outras áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o Teorema de Pitágoras em problemas práticos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: o grupo deve estar organizado e ter um líder responsável pela coordenação das atividades.
- Construção dos argumentos: os argumentos apresentados devem ser claros e bem fundamentados.
- Apresentação e comunicação: a apresentação deve ser clara e objetiva, e a comunicação deve ser eficiente.
- Desempenho geral: o desempenho geral do grupo deve ser avaliado considerando todos os critérios anteriores.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares.
- Auxiliar os grupos na pesquisa e elaboração do problema prático.
- Avaliar o desempenho dos grupos segundo o template de avaliação por pares.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e escolher um líder responsável pela coordenação das atividades.
- Pesquisar um texto que envolva o Teorema de Pitágoras e discutir sobre as informações contidas nele.
- Elaborar um problema prático que envolva o Teorema de Pitágoras.
- Avaliar o desempenho dos colegas conforme o template de avaliação por pares.
- Apresentar o texto pesquisado e o problema prático elaborado.