Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática, utilizado em diversas áreas, como na construção civil, na física e na engenharia. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a interpretar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e a aplicá-lo em situações-problema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o Teorema de Pitágoras. Em seguida, proponha uma atividade para os alunos relembrarem os conceitos de triângulo retângulo, catetos e hipotenusa.

  2. Etapa 2 - Leitura e interpretação de texto

    Distribua um texto que envolve o Teorema de Pitágoras e peça para que os alunos o leiam e o interpretem. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre o texto, para os alunos poderem compartilhar suas interpretações e dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem trabalhar em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre o Teorema de Pitágoras. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Medeie a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Proponha alguns problemas que envolvem o Teorema de Pitágoras e peça para que os alunos os resolvam em grupos. Os problemas devem ser contextualizados e ter uma aplicação prática, para os alunos compreenderem a importância do Teorema de Pitágoras.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando os critérios abaixo:

    \- Compreensão do Teorema de Pitágoras e sua aplicação em situações-problema;

    \- Participação na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo;

    \- Habilidade em resolver problemas que envolvem o Teorema de Pitágoras.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas. Os alunos também devem ser convidados a compartilhar suas opiniões e sugestões para aprimorar a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a interpretação de textos e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do Teorema de Pitágoras e sua aplicação em situações-problema;
  • Participação na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo;
  • Habilidade em resolver problemas que envolvem o Teorema de Pitágoras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o Teorema de Pitágoras;
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para incentivar a participação dos alunos;
  • Propor problemas contextualizados e com aplicação prática.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto sobre o Teorema de Pitágoras;
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual;
  • Resolver problemas que envolvem o Teorema de Pitágoras em grupo.