Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática e é amplamente utilizado em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, física, entre outras. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a interpretar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e a aplicá-lo em problemas de proporcionalidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância do Teorema de Pitágoras. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia da gamificação.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização.Etapa 3 - Interpretação de textos
Apresente textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e os alunos devem interpretá-los em grupo. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e interpretação de textos.Etapa 4 - Elaboração de problemas
Os alunos devem elaborar problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras e as relações de proporcionalidade. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e criatividade.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os grupos devem trocar os problemas elaborados e resolver os problemas dos outros grupos. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o seu jogo e explicar como ele funciona. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e apresentação.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos;
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
- Desenvolver habilidades de planejamento e organização;
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo;
- Elaboração de problemas criativos;
- Resolução correta dos problemas elaborados pelos outros grupos;
- Apresentação clara e objetiva do jogo;
- Organização e clareza do mapa de registro.
Ações do professor
- Explicar a metodologia da gamificação;
- Apresentar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras;
- Orientar os alunos na elaboração dos problemas;
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos;
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro;
- Interpretar textos em grupo;
- Elaborar problemas criativos;
- Resolver problemas elaborados pelos outros grupos;
- Apresentar o jogo criado.