Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Teorema de Pitágoras é um dos conceitos mais importantes da Matemática e é amplamente utilizado em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, física, entre outras. Ele é utilizado para calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo, a partir das medidas dos catetos. Nesta aula, os alunos irão aprender a interpretar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e a aplicá-lo em problemas de proporcionalidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância do Teorema de Pitágoras. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia da gamificação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização.

  3. Etapa 3 - Interpretação de textos

    Apresente textos que envolvem o Teorema de Pitágoras e os alunos devem interpretá-los em grupo. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e interpretação de textos.

  4. Etapa 4 - Elaboração de problemas

    Os alunos devem elaborar problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras e as relações de proporcionalidade. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e criatividade.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os grupos devem trocar os problemas elaborados e resolver os problemas dos outros grupos. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo e explicar como ele funciona. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos;
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo;
  • Elaboração de problemas criativos;
  • Resolução correta dos problemas elaborados pelos outros grupos;
  • Apresentação clara e objetiva do jogo;
  • Organização e clareza do mapa de registro.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da gamificação;
  • Apresentar textos que envolvem o Teorema de Pitágoras;
  • Orientar os alunos na elaboração dos problemas;
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos;
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro;
  • Interpretar textos em grupo;
  • Elaborar problemas criativos;
  • Resolver problemas elaborados pelos outros grupos;
  • Apresentar o jogo criado.