Aula sobre Interpretacao De Texto Teorema De Pitagoras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Teorema de Pitágoras é uma das ferramentas mais importantes da Matemática, que permite calcular a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo a partir das medidas dos catetos. É um assunto muito importante para o ensino fundamental e médio por ser utilizado em diversas áreas, como a arquitetura, engenharia, física, entre outras.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um texto que aborde o Teorema de Pitágoras e envie para os alunos com antecedência. O texto deve ser de fácil compreensão e conter exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Leitura e interpretação

    Os alunos devem ler o texto e fazer uma interpretação individual. Em seguida, devem discutir em grupo as principais ideias do texto e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que eles possam avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Proponha problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras e as relações de proporcionalidade envolvendo retas paralelas cortadas por secantes. Os alunos devem resolver os problemas em grupo e discutir as soluções.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados obtidos na resolução dos problemas e discutir as estratégias utilizadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas. Utilize os critérios de avaliação para avaliar o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância do Teorema de Pitágoras para a Matemática e outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar um texto adequado para a atividade.
  • Propor problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras e as relações de proporcionalidade.
  • Utilizar os critérios de avaliação para avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto enviado pelo professor.
  • Resolver os problemas propostos em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.