Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A área de polígonos é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, construções, pinturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos que irão auxiliar na compreensão do tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e mostre a importância dos conceitos de área de polígonos. Em seguida, comente sobre a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é um polígono e como calcular sua área. Estimule os alunos a cria um mapa mental sobre o que já sabem sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista com problemas que envolvem área de polígonos, especificamente triângulos e quadriláteros. Eles terão que escolher um problema e esboçar suas possíveis soluções para apresentar para a turma. Procure tirar dúvidas dos grupos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções propostas e escolher a melhor opção para resolver o problema. Acompanhe esta tomada de decisão e os auxilie tirando dúvidas e fazendo perguntas que os apoie na reflexão.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a solução escolhida, os alunos irão criar um protótipo, utilizando materiais disponíveis em sala de aula, para representar os triângulos e quadriláteros e calcular seus volumes. Incentive a participação e contribuição dos alunos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar a expressão de cálculo de volume em seus protótipos, como também, em diferentes exemplos práticos selecionados por você, como no cálculo da área de um terreno ou de uma sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a aplicação prática do tema no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a expressão de cálculo em diferentes exemplos práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo no cotidiano dos alunos.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante as atividades.
  • Selecionar exemplos práticos sobre o tema e disponibilizar recursos para os alunos realizarem as atividades.

Ações do aluno

  • Criar um mapa mental sobre o que já sabem sobre o tema.
  • Esboçar ideias sobre como calcular a área de triângulos e quadriláteros.
  • Discutir em grupo e escolher a melhor forma de calcular a área.
  • Criar um protótipo de cálculo de área para o problema escolhioa.
  • Testar a expressão de cálculo em diferentes exemplos práticos.