Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A área de polígonos é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, construções, pinturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo de áreas de polígonos no cotidiano. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que este tipo de área é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza área de polígonos em sua rotina (tal como um dono de terreno ou mestre de obras) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Identificação dos polígonos

    Os alunos irão identificar os polígonos presentes na situação escolhida para o mapa de empatia. Auxilie-os na identificação e explicação das características de cada polígono.

  4. Etapa 4 - Cálculo das áreas

    Com base nos polígonos identificados, os alunos irão calcular as áreas utilizando as fórmulas de área de triângulos e quadriláteros. Apoie os alunos na resolução dos cálculos e explique a forma de calcular.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Os alunos irão apresentar as soluções criativas e inovadoras que desenvolveram com base no mapa de empatia. Avalie as soluções e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções apresentadas, compartilhando as estratégias que utilizaram para resolver os problemas e os aprendizados ao longo da atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e a importância do cálculo de áreas de polígonos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar os polígonos presentes na situação escolhida.
  • Precisão no cálculo das áreas dos polígonos.
  • Criatividade e inovação na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar suas importância.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos polígonos e no cálculo das áreas.
  • Avaliar as soluções apresentadas pelos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos das pessoas envolvidas em uma situação que envolva o cálculo de áreas de polígonos.
  • Identificar os polígonos presentes na situação escolhida.
  • Calcular as áreas dos polígonos e apresentar soluções criativas e inovadoras.