Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo aqui é trabalhar com a interpretação de textos envolvendo a área de polígonos. A área é uma medida importante para diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o sabem sobre área de polígonos. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem o cálculo de área de polígonos, como a pintura de uma parede retangular ou o cálculo da área de um terreno quadrado. Em seguida, explique os conceitos básicos de área de polígonos e como calcular a área de triângulos e quadriláteros.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e resolver exercícios sobre o cálculo de área de triângulos e quadriláteros. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exercícios individuais

    Os alunos devem resolver exercícios individuais sobre o cálculo de área de triângulos e quadriláteros. Corrija os exercícios e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Apresente uma situação prática que envolva o cálculo de área de polígonos, como o cálculo da quantidade de tinta necessária para pintar uma parede irregular. Os alunos devem resolver a situação em grupos e apresentar suas soluções para a turma.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre área de polígonos e como aplicarão este conhecimento adquirido na aula em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de polígonos, especialmente triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular corretamente a área de triângulos e quadriláteros.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.
  • Corrigir os exercícios e tirar dúvidas.
  • Avaliar os alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Resolver exercícios em grupo e individualmente.
  • Apresentar soluções para situações práticas que envolvam o cálculo de área de polígonos.