Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A área de polígonos é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como no cálculo de áreas de terrenos, construções, pinturas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e quadriláteros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do cálculo de áreas de polígonos no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos de polígonos e como eles podem ser encontrados em situações do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Estabelecimento de expressões de cálculo de área de triângulos

    Os alunos irão estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos, utilizando os conceitos aprendidos em aulas anteriores. Auxilie os alunos na resolução de exercícios e na aplicação dos conceitos.

  3. Etapa 3 - Estabelecimento de expressões de cálculo de área de quadriláteros

    Os alunos irão estabelecer expressões de cálculo de área de quadriláteros, utilizando os conceitos aprendidos em aulas anteriores. Auxilie os alunos na resolução de exercícios e na aplicação dos conceitos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo que trabalhe interpretação e texto envolvendo área de polígonos, utilizando o modelo de mapa de registro. Eles irão definir o nome do jogo, o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o usuário final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar como jogar. Avalie os jogos e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância da aplicação dos conceitos matemáticos de forma lúdica e criativa. Aproveite para fazer um resumo dos principais pontos sobre área de polígonos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em interpretar textos que envolvem área de polígonos.
  • Estimular a criatividade e a aplicação dos conceitos matemáticos.
  • Incentivar a participação dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
  • Estabelecimento correto das expressões de cálculo de área de triângulos e quadriláteros.
  • Criatividade na definição dos objetivos, desafios, níveis e esquema de recompensas dos jogos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos jogos.
  • Auxiliar os alunos na resolução de exercícios e na aplicação dos conceitos matemáticos.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.
  • Promover uma reflexão e revisão final sobre o assunto.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro de um jogo.
  • Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e quadriláteros.
  • Apresentar os jogos criados para a turma.