Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo aqui é trabalhar a interpretação de textos envolvendo a área de polígonos. A área é uma grandeza que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros. É importante que os alunos compreendam como calcular a área de triângulos e quadriláteros, e como aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do cálculo de área de polígonos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos e usos de polígonos, especialmente da área deles, no dia a dia. Aproveite para brevemente explicar sobre os triângulos e quadriláteros, polígonos que serão trabalhados em aula. Por fim, comente sobre a metodologia “Rotação por estações” que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre área de polígonos. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Cálculo de área de triângulos

    Os alunos irão realizar atividades práticas para calcular a área de triângulos. Serão apresentados exemplos de triângulos em diferentes situações, como em um terreno ou em uma figura geométrica. Os alunos irão utilizar a fórmula da área do triângulo para realizar os cálculos.

    Estação 2 - Cálculo de área de quadriláteros

    Os alunos irão realizar atividades práticas para calcular a área de quadriláteros. Serão apresentados exemplos de quadriláteros em diferentes situações, como em uma sala de aula ou em uma casa. Os alunos irão utilizar a fórmula da área do quadrilátero para realizar os cálculos.

    Estação 3 - Interpretação de textos envolvendo área de polígonos

    Os alunos irão realizar atividades práticas para interpretar textos que envolvem o cálculo de área de polígonos. Serão apresentados textos com situações práticas em que é necessário calcular a área de triângulos e quadriláteros. Os alunos irão utilizar as fórmulas aprendidas nas estações anteriores para realizar os cálculos.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas nas estações e compartilhar suas respostas. Estimule os alunos a fazerem perguntas aos grupos e a compartilharem seus resultados e resoluções. Aproveite para mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a resolução de uma situação-problema, selecionada por você, que envolva cálculo de área de polígonos, tais como triângulos e quadriláteros.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância do cálculo de área de polígonos no cotidiano. Os alunos serão incentivados a aplicar esse conhecimento em situações práticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
  • Estimular a interpretação de textos que envolvem o cálculo de área de polígonos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular corretamente a área de triângulos e quadriláteros.
  • Habilidade dos alunos em interpretar textos que envolvem o cálculo de área de polígonos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Participar ativamente da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância do cálculo de área de polígonos.
  • Mediar as atividades nas estações e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades práticas nas estações, inclusive a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Interpretar textos que envolvem o cálculo de área de polígonos.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.