Aula sobre Interpretacao E Texto Envolvendo Area De Poligonos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo aqui é trabalhar a interpretação de textos envolvendo a área de polígonos. A área é uma grandeza que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros.
Etapa 1 - Estudo individual
Os alunos deverão ler um texto sobre o cálculo de área de polígonos e responder a algumas questões sobre o conteúdo previamente. Para isso, disponibilize o texto e as questões em uma plataforma online.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância do cálculo de área de polígonos no cotidiano. Em seguida, os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas das questões do texto. Aproveite a oportunidade para compartilhar um fórum online para que os alunos possam registrar o que discutiram em grupo.Etapa 4 - Exemplos práticos
Compartilhe alguns exemplos práticos de cálculo de área de polígonos, como o cálculo da área de um terreno ou de uma parede. Os alunos deverão resolver os exemplos em grupo e compartilhar suas respostas no fórum online.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os seguintes campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Este modelo deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como utilizar o modelo e como os alunos deverão preenchê-lo.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo deverá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e discutir as principais dificuldades encontradas durante o aprendizado envolvendo área de polígonos..Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos trabalhados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular área de polígonos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades pré-aula e nas discussões em grupo.
- Correção das respostas das questões do texto.
- Correção dos exemplos práticos resolvidos pelos alunos.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na apresentação dos modelos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância do cálculo de área de polígonos no cotidiano.
- Disponibilizar o texto e as questões em uma plataforma online.
- Criar um fórum online para que os alunos possam compartilhar suas respostas e discutir em grupo.
- Apresentar exemplos práticos de cálculo de área de polígonos.
- Explicar como utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e como os alunos deverão preenchê-lo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre o cálculo de área de polígonos.
- Ler o texto sobre o cálculo de área de polígonos e responder às questões.
- Discutir as respostas das questões do texto em grupo.
- Resolver os exemplos práticos em grupo e compartilhar as respostas no fórum online.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo em grupo.