Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando aos alunos que, nesta aula, eles irão trabalhar com a interpretação de texto para entender como calcular a área e o perímetro de figuras geométricas. Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da interpretação de texto para o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos das pessoas em relação à área e ao perímetro.

  3. Etapa 3 - Aplicação dos conceitos

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação à área e ao perímetro. Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos irão aplicar os conceitos de área e perímetro em situações práticas e reais, como o cálculo da área de um terreno ou o perímetro de uma sala.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções encontradas e como elas podem ser aplicadas em situações reais.

  5. Etapa 5 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar seu próprio exercício área e perímetro de figuras para os colegas resolverem.

  6. Etapa 6 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a área e o perímetro de figuras pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos de área e perímetro em situações práticas e reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos de área e perímetro.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos em situações práticas e reais.
  • Qualidade da apresentação dos resultados encontrados.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da interpretação de texto para o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na aplicação dos conceitos em situações práticas e reais.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da interpretação de texto para o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia com base nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação à área e ao perímetro.
  • Aplicar os conceitos de área e perímetro em situações práticas e reais.
  • Apresentar os resultados encontrados e como eles podem ser aplicados em situações reais.