Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que, nesta aula,os alunos irão trabalhar com a interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de áreas de plantações, entre outros.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e peça para que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no template de registro de aprendizagem. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Disponibilize um texto que envolva a área e o perímetro de figuras e pedir para que os alunos o leiam e o interpretem. Em seguida, divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem as informações contidas no texto e como elas se relacionam com os conceitos de área e perímetro.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos de figuras geométricas e pedir para que os alunos calculem a área e o perímetro de cada uma delas. É importante que os exemplos sejam variados e que os alunos possam visualizar as figuras para facilitar o entendimento.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os mesmos grupos devem discutir sobre as diferenças entre área e perímetro, como eles se relacionam e como podem ser calculados. Circule pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre área e perímetro de figuras?" Faça uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão e finalização

    Finalize a aula após o check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre problemas associados à área e perímetro de figuras e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas de área e perímetro de figuras. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a interpretação de textos que envolvem conceitos matemáticos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos de área e perímetro em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Resolução correta dos exemplos práticos.
  • Registro adequado no template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão dos conceitos de área e perímetro.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala e auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto apresentado pelo professor.
  • Calcular a área e o perímetro de figuras geométricas.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Registrar adequadamente no template de registro de aprendizagem.
  • Aplicar os conceitos de área e perímetro em situações do cotidiano.