Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Inicie a aula contextualizando o tema aos alunos. Cite que, nesta aula, eles irão trabalhar com a interpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas. Essa habilidade é importante para compreender como as medidas de um quadrado, por exemplo, podem influenciar na sua área e no seu perímetro.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dainterpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "interpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.Etapa 3 - Estudo de caso
O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo a interpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.Etapa 4 - Criação do infográfico
Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova discussões coletivas sobre interpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretação de texto para entender a relação entre área e perímetro de figuras geométricas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
- Criatividade e clareza na apresentação dos infográficos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os grupos durante a realização das atividades.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
- Realizar pesquisas e coletar informações sobre o problema identificado.
- Analisar o contexto e propor soluções.
- Criar um infográfico para disseminar a informação na comunidade.