Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula dizendo que os alunos irão trabalhar com a interpretação de texto para entender como calcular a área e o perímetro de figuras geométricas. Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explicar a importância da interpretação de texto para o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Explique o que é Gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. A seguir, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser elaboradas de forma que os alunos possam responder utilizando a interpretação de texto e os conceitos de área e perímetro. As afirmações devem ser verdadeiras ou falsas e os alunos devem justificar suas respostas.Etapa 4 - Jogo
Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos e responder às perguntas e afirmações. Acompanhe e auxilie os alunos durante o jogo. Incentive a participação de todos os alunosEtapa 5 - Discussão em grupo
Após o jogo, os grupos iniciais irão se reunir para discutir as respostas e justificativas dadas pelos demais alunos durante o jogo. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar textos para calcular a área e o perímetro de figuras geométricas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos.
- Desempenho dos alunos durante o jogo.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos de área e perímetro.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da interpretação de texto para o cálculo da área e do perímetro de figuras geométricas.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer possíveis dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo.
- Elaborar perguntas e afirmações de qualidade sobre o tema.
- Jogar e responder às perguntas e afirmações criadas pelos outros grupos.
- Participar da discussão em grupo e justificar suas respostas.
- Compreender os conceitos de área e perímetro.