Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que, nesta aula, eles irão trabalhar com a interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de áreas de plantações, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes e, em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre área e perímetro de figuras. É importante que cada grupo passe por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de textos

    Nesta estação, os alunos irão ler e interpretar textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Eles deverão identificar as informações importantes e fazer anotações para ajudar na resolução das atividades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo de área e perímetro

    Nesta estação, os alunos irão calcular a área e o perímetro de figuras apresentadas em textos. Eles deverão utilizar as fórmulas aprendidas em aulas anteriores e fazer os cálculos de forma correta.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Resolução de problemas

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem a área e o perímetro de figuras. Eles deverão utilizar as informações apresentadas nos textos e aplicar os conceitos aprendidos em aulas anteriores.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos matemáticos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de leitura e interpretação de textos matemáticos.
  • Habilidade em calcular a área e o perímetro de figuras.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
  • Mediar a discussão na socialização das atividades.
  • Esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar textos matemáticos.
  • Calcular a área e o perímetro de figuras.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.