Aula sobre Interpretacao Texto Area Perimetro De Figuras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que, os alunos irão trabalhar com a interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Esses conceitos são muito importantes para a Matemática e podem ser aplicados em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na pintura de paredes, no cálculo de terrenos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão estudar previamente o conteúdo sobre área e perímetro de figuras, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor, como vídeos, textos e exercícios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutirem sobre o conteúdo estudado, tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Circule pela sala para auxiliar e orientar os grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Cada grupo deverá criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, para avaliar a atividade. Disponibilize um modelo para os alunos se basearem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu _template_ para a turma e explicar como ele será utilizado para avaliar a atividade. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos irão resolver exercícios sobre área e perímetro de figuras, utilizando a interpretação de textos. Entregue a eles os exercícios e circule pela sala para auxiliar e orientar os alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras.
  • Habilidade em resolver exercícios sobre área e perímetro de figuras.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Capacidade de avaliar a própria aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da interpretação de textos que envolvem a área e o perímetro de figuras.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Disponibilizar materiais didáticos para o estudo prévio dos alunos.
  • Circular pela sala para auxiliar e orientar os alunos durante a atividade prática.
  • Recolher os _templates_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para análise.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o conteúdo sobre área e perímetro de figuras.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’.
  • Resolver exercícios sobre área e perímetro de figuras.
  • Avaliar a própria aprendizagem utilizando o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.