Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos
Nessa aula de Matemática vamos revisar interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos. Bons estudos com #AprendiZAP
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sobre o tema volume, leia as afirmativas e selecione a alternativa certa:
I. Geometria espacial estuda objetos com três dimensões;
II. Algumas figuras geométricas que dá pra determinar o volume são: prismas, cilindro, cones, pirâmides e esferas;
III. O cone, o cilindro e a esfera são sólidos de revolução.
Atividade completaA)
Apenas a II está certa.B) I e II estão certas.
C) I, II e III estão certas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Estudo de Caso:
O tema "Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos" é importante para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos”, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avaliará o outro conforme os critérios de avaliação: organização, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Tais critérios serão preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os estudantes serão desafiados a resolver problemas que envolvam o cálculo de volumes de sólidos geométricos.Atividade completaExemplos práticos:
- Calcular o volume de uma caixa de papelão para saber quantos objetos cabem dentro dela;
- Calcular o volume de uma piscina para saber quantos litros de água são necessários para enchê-la;
- Calcular o volume de um cilindro de gás para saber quantos metros cúbicos de gás ele comporta.
6. Ensino Híbrido:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, será trabalhada a interpretação de textos que envolvam esses conceitos.Atividade completaExemplo prático:
Imagine que você precisa comprar um tanque de água para sua casa. Você sabe que o tanque deve ter capacidade para armazenar 1000 litros de água. Qual seria o volume mínimo que esse tanque deveria ter? Como você pode calcular isso?
7. Aprendizagem Entre Pares:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avaliará o outro conforme os critérios de avaliação: organização, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Tais critérios serão preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaExemplos práticos:
- Calcular o volume de uma caixa de papelão para enviar um presente pelo correio;
- Calcular o volume de uma piscina para saber quantos litros de água são necessários para enchê-la;
- Calcular o volume de um cilindro de gás para saber quantos dias ele durará.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: