Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Projetos”, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avaliará o outro conforme os critérios de avaliação: organização, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Tais critérios serão preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de textos envolvendo volume de sólidos geométricos no cotidiano. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Definição do projeto

    Os alunos devem definir o projeto que irão desenvolver em grupo, escolhendo um texto que envolva volume de sólidos geométricos e elaborando um problema a ser resolvido.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido, buscando informações que possam ajudá-los a resolver o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação

    Os alunos devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Resolução do problema

    Os alunos devem resolver o problema proposto, utilizando as informações obtidas na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar o resultado do projeto, explicando como chegaram à solução do problema e utilizando o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando os critérios definidos no template de avaliação por pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e fornecer feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo volume de sólidos geométricos no cotidiano;
  • Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos, considerando os critérios definidos no template de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Definir o projeto que irão desenvolver em grupo, escolhendo um texto que envolva volume de sólidos geométricos e elaborando um problema a ser resolvido;
  • Realizar uma pesquisa sobre o tema escolhido, buscando informações que possam ajudá-los a resolver o problema proposto;
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5;
  • Resolver o problema proposto, utilizando as informações obtidas na pesquisa;
  • Apresentar o resultado do projeto, explicando como chegaram à solução do problema e utilizando o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.