Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avaliará o outro conforme os critérios de avaliação: organização, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Tais critérios serão preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da interpretação de textos envolvendo volume de sólidos geométricos no cotidiano. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia utilizada.

  2. Etapa 2 - Leitura e interpretação do texto

    Os alunos devem ler e interpretar um texto que apresenta situações cotidianas envolvendo volume de sólidos geométricos. Oriente os alunos na leitura e interpretação do texto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir sobre as situações cotidianas apresentadas no texto. Oriente os grupos na discussão.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por pares

    Os alunos devem fazer um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas discussões e argumentos para a turma. Os outros grupos devem avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação por pares.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre as apresentações dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os objetivos alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de textos, envolvendo volume de sólidos geométricos;
  • Identificar situações cotidianas que envolvem volume de sólidos geométricos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo;
  • Desenvolver habilidades de organização, apresentação, argumentação e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Contextualizar a importância da interpretação de textos envolvendo volume de sólidos geométricos no cotidiano;
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas
  • Orientar os alunos na elaboração do template de avaliação por pares;
  • Coletar os templates de avaliação por pares.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto;
  • Discutir em grupo sobre as situações cotidianas apresentadas no texto;
  • Elaborar o template de avaliação por pares;
  • Apresentar suas discussões e argumentos;
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre as apresentações dos outros grupos.