Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, será trabalhada a interpretação de textos que envolvam esses conceitos.

Exemplo prático:

Imagine que você precisa comprar um tanque de água para sua casa. Você sabe que o tanque deve ter capacidade para armazenar 1000 litros de água. Qual seria o volume mínimo que esse tanque deveria ter? Como você pode calcular isso?


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de check-in para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Pode ser uma pergunta simples, como "O que é volume?" ou "O que são prismas e cilindros?".

  2. Etapa 2 - Leitura e interpretação de texto

    Apresente um texto que envolva o cálculo de volume de prismas e cilindros. O texto pode ser retirado de um livro didático ou criado por você. Estimule os alunos a ler o texto e identificar as informações relevantes para o cálculo do volume.

  3. Etapa 3 - Registro de aprendizagem

    Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que eles possam registrar o que aprenderam ao longo da aula e avaliar seu próprio desempenho.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações relevantes do texto e como elas podem ser utilizadas para calcular o volume de prismas e cilindros. Circule pela sala e auxilie os alunos que tiverem dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros. Crie os problemas ou utilize problemas de livros didáticos. Os alunos devem registrar suas respostas no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Encerre a aula com uma atividade de check-out para avaliar o aprendizado dos alunos. Pode ser uma pergunta simples, como "O que você aprendeu hoje?" ou "Você se sente confiante em calcular o volume de prismas e cilindros?".

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos seguintes critérios:

    \- Capacidade de interpretar textos que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;

    \- Capacidade de resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;

    \- Capacidade de criar um template de registro de aprendizagem.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar textos que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;
  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;
  • Desenvolver a habilidade de criar um template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar textos que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;
  • Capacidade de resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros;
  • Capacidade de criar um template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar um texto que envolva o cálculo de volume de prismas e cilindros;
  • Auxiliar os alunos que tiverem dúvidas durante a discussão em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto apresentado pelo professor;
  • Discutir em grupo as informações relevantes do texto;
  • Resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de prismas e cilindros.