Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos" é importante para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos" e explique a importância do assunto para o cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Apresentação do estudo de caso
Apresente um estudo de caso envolvendo o cálculo de volume de um prisma e um cilindro reto em uma situação cotidiana.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso apresentado.Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico
Os alunos devem preencher o template de infográfico com as informações sobre o estudo de caso apresentado.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os alunos devem apresentar os infográficos criados para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas nos infográficos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Apresentar um exemplo prático do uso do cálculo de volume;
- Estimular a aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Contextualizar o assunto;
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas;
- Identificação da aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
- Clareza e objetividade na apresentação das informações;
- Criatividade na criação do template;
- Clareza e objetividade na elaboração das lacunas.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas;
- Identificar o conhecimento prévio dos alunos;
- Apresentar o estudo de caso;
- Orientar os alunos na criação do template;
- Estimular a criatividade dos alunos;
Ações do aluno
- Participar das atividades propostas;
- Identificar a aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
- Criar o template de infográfico;
- Elaborar as lacunas;
- Apresentar os infográficos criados.