Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos" é importante para o desenvolvimento da habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Interpretação de texto envolvendo volume de sólidos geométricos" e explique a importância do assunto para o cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente um estudo de caso envolvendo o cálculo de volume de um prisma e um cilindro reto em uma situação cotidiana.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso apresentado.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico

    Os alunos devem preencher o template de infográfico com as informações sobre o estudo de caso apresentado.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos devem apresentar os infográficos criados para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações apresentadas nos infográficos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Apresentar um exemplo prático do uso do cálculo de volume;
  • Estimular a aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Contextualizar o assunto;

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Identificação da aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Criatividade na criação do template;
  • Clareza e objetividade na elaboração das lacunas.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos;
  • Apresentar o estudo de caso;
  • Orientar os alunos na criação do template;
  • Estimular a criatividade dos alunos;

Ações do aluno

  • Participar das atividades propostas;
  • Identificar a aplicação do conhecimento teórico em situações cotidianas;
  • Criar o template de infográfico;
  • Elaborar as lacunas;
  • Apresentar os infográficos criados.