Aula sobre Interpretacao Texto Volume Solidos Geometricos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Exemplos práticos:

- Calcular o volume de uma caixa de papelão para enviar um presente pelo correio;

- Calcular o volume de uma piscina para saber quantos litros de água são necessários para enchê-la;

- Calcular o volume de um cilindro de gás para saber quantos dias ele durará.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um texto sobre volume de sólidos geométricos para que eles leiam e interpretem antes da aula. O texto deve ser simples e objetivo, com exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos e ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Resolução de exercícios em grupo

    Os alunos devem fazer exercícios em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentará os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os templates e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos;
  • Estimular a interpretação de textos e a compreensão de conceitos matemáticos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar resultados.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Resolução correta dos exercícios em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos resultados;
  • Reflexão sobre a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Desempenho na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Enviar o texto sobre volume de sólidos geométricos antes da aula;
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada para avaliar a atividade;
  • Fazer uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos e ilustrações;
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas;
  • Avaliar a apresentação dos resultados e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar o texto sobre volume de sólidos geométricos antes da aula;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Resolver os exercícios em grupo;
  • Apresentar os resultados e explicar como chegaram às respostas;
  • Refletir sobre a atividade no template de Dinâmica dos 3 Qs;