Interpretando um artigo de opinião

Você sabe o que é um artigo de opinião? Vamos aprender nessa aula de Português. Caderno e caneta na mão, bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O principal recurso retórico de um artigo de opinião é:

    A) A opinião.

    B) A argumentação.

    C) O meio de comunicação.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas e sites. É uma forma de expressar ideias e posições sobre determinado assunto, e é importante que os alunos desenvolvam habilidades para interpretá-lo e produzi-lo. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre uma temática de artigo de opinião, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o assunto e seus subtópicos. É importante ressaltar que a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada, em que os alunos trabalharão em duplas ou pequenos grupos para desenvolver a atividade.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    O artigo de opinião é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano. Pode ser encontrado em jornais, revistas, internet e até mesmo em conversas entre amigos. Ele é uma forma de expressar opiniões e pontos de vista sobre temas polêmicos e relevantes da sociedade. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de interpretar um artigo de opinião e, em seguida, produzir um texto desse gênero. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema em cada estação.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O artigo de opinião é uma forma de texto muito presente em nossa sociedade, seja na mídia, nas redes sociais ou em debates acalorados. Nesta atividade, será trabalhada a interpretação de um artigo de opinião, compreendendo como o autor constrói seus argumentos e como podemos usar essa estrutura para produzir nossos próprios textos opinativos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em criar um modelo de júri, com grupos de defensores e opositores, além de uma banca julgadora. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades de argumentação e persuasão, aspectos fundamentais para a produção de um bom artigo de opinião.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    O artigo de opinião é um gênero textual extremamente relevante e presente em diversas situações do nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, sites de notícias, blogs ou até mesmo em redes sociais. É importante que os alunos aprendam a ler e interpretar textos argumentativos, como os artigos de opinião, para formarem opiniões críticas e embasadas sobre diferentes assuntos.

    Nesta atividade, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para desenvolver nos alunos a habilidade de produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando conforme a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, etc. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, a fim de compreender melhor o tema desenvolvido e construir argumentos mais efetivos.

    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo um posicionamento diante de um tema polêmico, argumentando conforme a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos. Os alunos serão apresentados à metodologia Design Sprint, que consiste em um processo interativo de cinco etapas para solucionar problemas de forma colaborativa, rápida e eficiente. Será proposto que os alunos apliquem essa metodologia para desenvolverem um template de produção de artigos de opinião, que poderá ser utilizado futuramente em outras produções de texto.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites. Ele pretende apresentar a opinião do autor sobre um tema específico e convencer o leitor a concordar com essa opinião. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esse gênero, uma vez que ele é muito presente em nosso cotidiano. Além disso, nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa sala de aula invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para entender melhor o tema e seus subtemas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: