Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O artigo de opinião é um gênero textual presente em diversos meios de comunicação, como jornais, revistas e sites. É uma forma de expressar ideias e posições sobre determinado assunto, e é importante que os alunos desenvolvam habilidades para interpretá-lo e produzi-lo. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre uma temática de artigo de opinião, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o assunto e seus subtópicos. É importante ressaltar que a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada, em que os alunos trabalharão em duplas ou pequenos grupos para desenvolver a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é um artigo de opinião e sua importância na comunicação. Em seguida, apresente um exemplo de artigo de opinião previamente selecionado e discuta com a turma os elementos presentes no texto (ideia central, argumentos, conclusão, etc.). O tema do artigo apresentado norteará na construção do mapa conceitual da próxima etapa. Abaixo, algumas sugestões de possíveis temáticas que podem ser apresentadas aos alunos.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas ou pequenos grupos e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre a temática do artigo de opinião apresentado na etapa anterior. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos durante a atividade e esclarecer eventuais dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla ou grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os argumentos utilizados para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os diferentes pontos de vista apresentados nos mapas conceituais. Os alunos serão incentivados a expor suas opiniões e a debater os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Produção de um artigo de opinião

    Os alunos receberão a tarefa de produzir um artigo de opinião sobre um tema polêmico previamente selecionado pelo professor. Eles deverão utilizar as informações e argumentos discutidos durante a atividade para fundamentar suas posições. Oriente os alunos durante a produção do texto e esclarecer eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Troca de artigos entre as duplas ou grupos

    Cada dupla ou grupo trocará seu artigo de opinião com outra dupla, ou grupo. Os alunos deverão ler e analisar o texto do colega, apontando os pontos fortes e sugerindo possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade retomando os principais pontos discutidos e reforçando a importância da produção de artigos de opinião para expressar ideias e posições sobre temas relevantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação de texto;
  • Estimular a produção de textos argumentativos;
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica;
  • Estimular a criatividade e a expressão de ideias.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto;
  • Uso adequado de argumentos e evidências;
  • Clareza e organização das ideias;
  • Originalidade e criatividade;
  • Respeito às normas gramaticais e ortográficas.

Ações do professor

  • Selecionar um artigo de opinião adequado para a atividade;
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual e a produção do texto;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Avaliar os artigos de opinião produzidos pelos alunos;
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa conceitual;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Produzir um artigo de opinião coerente e argumentativo;
  • Analisar criticamente o texto produzido pelos colegas;
  • Receber feedbacks do professor e dos colegas e utilizar para aprimorar o próprio trabalho.