Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo um posicionamento diante de um tema polêmico, argumentando conforme a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos. Os alunos serão apresentados à metodologia Design Sprint, que consiste em um processo interativo de cinco etapas para solucionar problemas de forma colaborativa, rápida e eficiente. Será proposto que os alunos apliquem essa metodologia para desenvolverem um template de produção de artigos de opinião, que poderá ser utilizado futuramente em outras produções de texto.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a metodologia Design Sprint e o objetivo da aula. Leve um exemplo de artigo de opinião e proponha a leitura e a interpretação para que os alunos conheçam a estrutura deste tipo de texto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Proponha um tema que será discutido pelos alunos no artigo de opinião. Em seguida, peça que eles criem um mapa mental sobre o tema para terem embasamento para criar os argumentos. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser discutidos com os alunos. Você pode levar textos impressos para que os alunos criem repertório sobre o tema.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem selecionar as informações mais relevantes levantadas no mapa mental para produzir um template de artigo de opinião.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um template com a estrutura de um artigo de opinião, incluindo os seguintes campos: título, introdução, desenvolvimento (com, no mínimo, dois argumentos), conclusão e lista de referências.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem trocar os templates entre os grupos para avaliação e feedback. Ao final, devem realizar as adequações e fazer a produção individual de um artigo de opinião utilizando o template criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção de artigos de opinião;
  • Apresentar a metodologia Design Sprint e seus benefícios;
  • Estimular o trabalho colaborativo e o pensamento crítico;
  • Desenvolver a habilidade de interpretação de textos e argumentação;
  • Estimular a criatividade e a inovação na produção de textos.

Critérios de avaliação

  • Adequação do artigo de opinião ao template criado;
  • Coerência e clareza da argumentação;
  • Uso correto da estrutura do artigo de opinião;
  • Utilização adequada de diferentes tipos de argumentos;
  • Respeito às normas gramaticais e de ortografia.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos em cada etapa;
  • Estimular a participação e o trabalho colaborativo dos alunos;
  • Fornecer feedbacks e avaliações construtivas aos alunos;
  • Incentivar a criatividade e a inovação na produção dos artigos de opinião;
  • Estimular a leitura e interpretação de textos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em sala de aula;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Criar um mapa mental sobre o tema do artigo de opinião;
  • Selecionar as informações mais relevantes para a produção do template;
  • Produzir um artigo de opinião utilizando o template criado.