Aula sobre Interpretando Um Artigo De Opiniao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O artigo de opinião é um gênero textual extremamente relevante e presente em diversas situações do nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, sites de notícias, blogs ou até mesmo em redes sociais. É importante que os alunos aprendam a ler e interpretar textos argumentativos, como os artigos de opinião, para formarem opiniões críticas e embasadas sobre diferentes assuntos.

Nesta atividade, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para desenvolver nos alunos a habilidade de produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando conforme a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, etc. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, a fim de compreender melhor o tema desenvolvido e construir argumentos mais efetivos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando aos alunos sobre a importância de interpretar um texto argumentativo e apresentando exemplos de artigos de opinião. Em seguida, apresente o objetivo da atividade

  2. Etapa 2 - Apresentação do Design Thinking

    Apresente de maneira simples e didática o conceito de Design Thinking e como ele pode ser aplicado para a produção de um artigo de opinião. Explique aos alunos que eles deverão escolher um tema polêmico para escrever um artigo de opinião, utilizando o mapa de empatia para compreender como os atores centrais deste tema agem, pensam e vivem. Abaixo, algumas sugestões de temas que podem ser trabalhados pelos alunos.

    1\. A importância da educação financeira nas escolas.

    2\. Os desafios da inclusão social de pessoas com deficiência.

    3\. A legalização da maconha: prós e contras.

    4\. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.

    5\. O papel da mídia na formação da opinião pública.

    6\. A preservação do meio ambiente e a responsabilidade individual.

    7\. A regulamentação da inteligência artificial e seus riscos éticos.

    8\. O sistema de saúde pública: problemas e soluções.

    9\. A violência nos jogos eletrônicos e seu impacto na juventude.

    10\. A igualdade de gênero no mercado de trabalho.


  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Nessa etapa, os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é compreender melhor os atores centrais relacionados ao tema polêmico escolhido pelos alunos para, assim, desenvolver argumentos mais efetivos. Exemplo prático: Os alunos poderiam criar um mapa de empatia para um grupo que defende a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos apresentarão o mapa de empatia criado em grupos e discutirão sobre as informações levantadas e como podem ser utilizadas para a produção do artigo de opinião.

  5. Etapa 5 - Produção do artigo de opinião

    Nessa etapa, os alunos produzirão o artigo de opinião, utilizando as informações levantadas no mapa de empatia e seguindo a estrutura própria desse tipo de texto. Oriente os alunos a utilizar diferentes tipos de argumentos para sustentar a sua posição.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos artigos

    Os alunos apresentarão os seus artigos de opinião para a turma. Faça uma avaliação geral, considerando a qualidade dos argumentos colocados, coerência e coesão textual.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforçará a importância de interpretar e produzir textos argumentativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação textual;
  • Desenvolver habilidades de escrita de artigos de opinião;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto;
  • Utilização correta da estrutura do artigo de opinião;
  • Utilização de argumentos convincentes e embasados;
  • Respeito ao público-alvo do artigo de opinião;
  • Criatividade na abordagem do tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Orientar os alunos na produção do artigo de opinião;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Avaliar os artigos de opinião produzidos pelos alunos;
  • Fazer uma avaliação geral da aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Produzir o artigo de opinião;
  • Apresentar o artigo de opinião para a turma;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Respeitar as opiniões dos colegas e do público-alvo do artigo de opinião.